Gonorreia: Sintomas, Transmissão e Tratamento – Informações Essenciais
Gonorreia: Sintomas, Transmissão e Tratamento – Informações Essenciais
Blog Article
A gonorreia é uma das DSTs de maior incidência no mundo, afetando milhões de pessoas anualmente. Causada pela agente patogênico Neisseria gonorrhoeae, essa patologia pode atingir tanto homens quanto mulheres, e, se não diagnosticada e tratada, pode resultar em problemas sérios. Neste conteúdo, abordaremos os principais sintomas, formas de transmissão, diagnóstico e tratamento da gonorreia.
Definição da Gonorreia
Essa IST é uma infecção bacteriana que compromete principalmente as estruturas do trato reprodutivo, incluindo canal urinário, cérvix, reto e faringe. Embora possa ser curada com antibióticos, a demora no diagnóstico pode desencadear complicações sérias.
Como Identificar a Gonorreia
Os sinais da infecção podem ser diferentes entre homens e mulheres, e, em determinadas situações, a infecção pode ser assintomática. Caso ocorram, os indicadores típicos incluem:
Nos Homens:
Eliminação de pus pelo órgão genital
Dor ou ardência ao urinar
Sensibilidade testicular
Vermelhidão e inchaço na uretra
Em Mulheres:
Corrimento vaginal anormal
Dor ao urinar
Perda de sangue inesperada
Dor durante as relações sexuais
Desconforto na região pélvica
Outras Manifestações:
A doença pode atingir a cavidade oral, gerando sintomas como dor e vermelhidão, podendo se manifestar em outras áreas do corpo, desencadeando corrimento e prurido.
Modos de Contágio da Gonorreia
A principal forma de transmissão da gonorreia se dá através de relações sem proteção, englobando relações vaginais, anais e orais. Ademais, a verifique aqui infecção pode ser transmitida de mãe para filho, levando a infecções neonatais, como infecção ocular grave.
Diagnóstico da Gonorreia
A detecção da doença pode ser feito através de exames laboratoriais, como:
Exame de análise urinária: confirma se há contaminação na urina.
Análise de material infectado: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Teste molecular: técnica altamente sensível para confirmação da doença.
Abordagens Terapêuticas e Preventivas
A cura depende da administração de antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. Entretanto, com o aumento da resistência dos micro-organismos aos antibióticos, é imprescindível cumprir o tratamento corretamente para prevenir reinfecções.